No dia 13 de novembro, a Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, vai celebrar a ordenação presbiteral do diácono Elton Marcelo Aristides. A celebração acontece a partir das 15 horas, na comunidade Santa Catarina, no bairro Licorsul, em Bento Gonçalves.

Daniel Elton e Mateus 1

O diácono conta que desde pequeno, teve envolvimento nas atividades em sua comunidade. “Tinha cinco anos, quando o então pároco, padre Rui Boza, me convidou para ser coroinha, em minha comunidade. Desde então, pude auxiliar nas atividades pastorais como catequista, durante 10 anos para a etapa da Crisma, como membro da equipe de liturgia e nas missões populares”.

No ano de 2005 iniciou os estudos na faculdade de Jornalismo na UCS. Quatro anos depois, ingressou no Seminário Maior São José, em Caxias, quando também iniciou os estudos da Filosofia. Em 2013 concluiu uma pós-graduação em Meios de Comunicação e Cultura, pela PUC de São Paulo. No ano passado formou-se em Teologia pela PUC do Rio Grande do Sul. Em novembro de 2015, ele recebeu a missão de auxiliar a Diocese como assessor de comunicação. Atualmente, ele também auxilia na Paróquia Santos Apóstolos, em Caxias do Sul.

A igreja Santa Catarina está localizada na rua Rosa Tesheiner, bairro Licorsul, em Bento Gonçalves. Após a celebração de ordenação, haverá um coquetel no salão da comunidade. A primeira missa solene será celebrada no Santuário Santo Antônio, em Bento Gonçalves, no dia 20 de novembro, às 10 horas. Após a missa haverá almoço de confraternização no salão paroquial. Os ingressos estão disponíveis na secretaria paroquial.

Primeiras missas do padre Elton terão indulgência plenária

Após autorização e decreto da Penitenciária Apostólica do Vaticano, as quatro primeiras missas, que serão presididas pelo padre Elton, terão indulgência plenária. As datas, horários e locais serão:

- 1ª Missa solene: Dia 20 de novembro, às 10 horas, no Santuário Santo Antônio, em Bento Gonçalves.

- Dia 25 de novembro, às 19 horas, na Paróquia Santa Catarina, em Caxias do Sul.

- Dia 03 de dezembro, às 17 horas, no Carmelo do Menino Jesus, em Caxias do Sul.

- Dia 04 de dezembro, às 09h30, na Comunidade São Jorge, bairro Salgado Filho – Paróquia Santos Apóstolos, em Caxias do Sul.

O que é a indulgência plenária?

Indulgência é o perdão diante de Deus da pena devida aos pecados, cuja culpa já foi perdoada. Sobre isso, o Papa Francisco escreveu na Bula MisericordiaeVultus, nº22: No sacramento da Reconciliação, Deus perdoa os pecados, que são verdadeiramente apagados; mas o cunho negativo que os pecados deixaram nos nossos comportamentos e pensamentos, permanece. A misericórdia de Deus, porém, é mais forte também do que isso. Ela torna-se indulgência do Pai que, através da Esposa de Cristo, alcança o pecador perdoado e liberta-o de qualquer resíduo das consequências do pecado, habilitando-o a agir com caridade, a crescer no amor em vez de recair no pecado.

Para receber a indulgência, a pessoa deve buscar o Sacramento da Reconciliação e a Celebração da Eucaristia com uma reflexão sobre a Misericórdia. Será necessário acompanhar essas celebrações com a profissão de fé (Creio) e com a oração pelas intenções do Papa, para o bem da Igreja e do mundo inteiro.A indulgência pode ser obtida também para os que faleceram.

Visita às comunidades da Paróquia Santo Antônio – Bento Gonçalves

Data Horário Comunidade
08/10 - 16h30 - Sagrado Coração de Jesus - Paim
17h - Santa Lucia – Bairro Progresso
18h30 - Nossa Senhora das Graças – Bairro Eucaliptos
09/10 - 9h - Bom Pastor – Cruzeiro
10h30 - São Miguel
12/10 - 19h30 - Nossa Senhora Aparecida – Bairro Conceição
15/10 - 17h - Santa Maria Goretti
18h30 - São Paulo – Bairro Tancredo
16/10-  9h  -São Pedro – Linha São Pedro – Salgado
10h30 - São José – Bairro Fenavinho(com almoço vocacional)
18h - Santuário Santo Antônio
22/10 - 18h30 Nossa Senhora do Carmo – Bairro Borgo
23/10 - 9h-  Espírito Santo –Linha Buratti;
10h30 - Santo Antoninho
25/10 - 19h30 - São Cristóvão – Bairro Vila Nova I
26/10 - 19h30 Nossa Senhora de Caravaggio – Bairro Vila Nova II
28/10 - 20h Nossa Senhora da Saúde – Vinhedos
29/10 - 18h Santuário Santo Antônio
30/10 - 7h, 8h30e 10h - Santuário Santo Antônio
19h - Santa Catarina–Bairro Licorsul
05/11 - 17h - Imaculada Conceição – Bairro Barracão
19:30 - Nossa Senhora de Fátima – Bairro Cohab
06/11 - 9h Nossa Senhora do Rosário – Bairro Progresso II
10h - Santíssima Trindade - Zemith

Visitas às escolas para a promoção vocacional

17/10 - Manhã Maria ZambomBenini – Bairro Vila Nova II
Noite EJA - Maria ZambomBenini – Bairro Vila Nova II
18/10 - Manhã Colégio Sagrado Coração de Jesus
Tarde Colégio Sagrado Coração de Jesus
19/10 - Manhã Mestre Santa Bárbara
Tarde Mestre Santa Bárbara
Noite Mestre Santa Bárbara
20/10 - Manhã Landell de Moura
Tarde Landell de Moura
Noite Landell de Moura
21/10-  Manhã Cecília Meireles
Noite Cecília Meireles
* Escola José Farina – Data e horários a confirmar.

Tríduo

09/11 - 18h - 1º Dia - Paróquia São Roque
10/11 - 18h - 2º Dia - Paroquia Cristo Rei
11/11 - 18h -
3º Dia - Santuário Santo Antônio - 18h

Ordenação
13/11 - 15h Ordenação Presbiteral, na Comunidade Santa Catarina – Licorsul - Após haverá confraternização

Primeira Missa
20/11 - 10h30 - Primeira Missa, no Santuário Santo Antônio. Às 12h, almoço no salão paroquial. Ingressos na secretaria paroquial.

Informações Uteis