Notícias

27/03/2025

Equipes administrativas das paróquias da Região Pastoral de Bento se reúnem para tirar dúvidas sobre a Mitra Diocesana

Em sintonia com o Regimento das Comunidades-Igreja da Diocese, foram abordados alguns tópicos de administração paroquial, como as equipes administrativas, os conselhos econômicos e mesmo os conselhos de pastoral

Equipes administrativas das paróquias da Região Pastoral de Bento se reúnem para tirar dúvidas sobre a Mitra Diocesana

Na noite da terça-feira, 25 de março, mais de 200 pessoas das oito paróquias que compõem a Região Pastoral de Bento Gonçalves se reuniram no Salão Paroquial Santo Antônio para um encontro sobre a organização geral, jurídica e contábil da Mitra Diocesana de Caxias do Sul. Além das lideranças, os padres de todas as localidades estiveram presentes e acolheram o vigário geral e coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, e o supervisor administrativo da Cúria Diocesana, senhor Paulo Echer.

Depois da oração, conduzida pelo coordenador da Região de Pastoral, padre Miguel Mosena, iniciou a apresentação da organização da Cúria Diocesana, espaço que reúne todos os departamentos de administração da Igreja Católica em Caxias do Sul, que recebe o nome jurídico de Mitra Diocesana de Caxias do Sul. Essas equipes prestam serviços para as comunidades e paróquias. Em seguida, foram apresentados os custos para a manutenção dos trabalhos para essas localidades.

Em sintonia com o Regimento das Comunidades-Igreja da Diocese, foram abordados alguns tópicos de administração paroquial, como as equipes administrativas, os conselhos econômicos e mesmo os conselhos de pastoral. Todos esses entes precisam estar cientes e atentos àquilo que é legal, bem como ao princípio da transparência e da responsabilidade do uso dos recursos. Algo muito importante é que, além da unidade pastoral, as paróquias também estão unidas como Mitra Diocesana por meio dos CNPJs. Na sua fala, Echer salientou a prestação de contas, prazos de entrega, além da questão do voluntariado. 
 
Durante o encontro, os participantes também puderam tirar dúvidas sobre a organização fiscal, contábil, jurídica e relacionadas à regularização patrimonial. Além disso, também foi abordado o novo formato de contribuição das paróquias para a manutenção dos serviços da Cúria.
Paróquia Santo Antônio - Bento Gonçalves

Outras Notícias