Notícias

Paróquia Santo Antônio
03/08/2025

Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves celebra os 35 anos de ordenação do padre Volmir Comparin

Missa festiva no Santuário Santo Antônio, na manhã deste domingo, 03 de agosto, recordou a vocação dos diáconos, padres e bispos, porque este é o Mês Vocacional; em 2025, padre Volmir celebra 60 anos de vida e 35 de sacerdócio

Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves celebra os 35 anos de ordenação do padre Volmir Comparin

A Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves celebrou, neste domingo, 03 de agosto, a Missa em ação de graças e o almoço de confraternização pelos 35 anos de sacerdócio do pároco, padre Volmir Comparin. Além do tempo de ministério presbiteral, em 2025 ele também comemora 60 anos de vida.

Apesar do mau tempo, o Santuário Santo Antônio ficou lotado de familiares, amigos e representantes das comunidades da Paróquia, para a celebração da Missa. A Eucaristia foi presidida pelo padre Volmir Comparin, e concelebrada pelo vigário da Paróquia, padre Vinicius Fedrizzi Caberlon, pelo vigário geral e coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, e pelo padre Ernesto Camerini, primo do padre Volmir, da congregação dos Josefinos de Murialdo.

Padre Volmir Comparin nasceu em Bento Gonçalves no dia 20 de abril de 1965 e estudou no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul. Cursou Filosofia e Teologia, recebendo a ordenação sacerdotal no dia 06 de maio de 1990, na Paróquia São Roque, em Bento, pelas mãos de Dom Paulo Moretto, então bispo de Caxias do Sul.

Ao longo desses 35 anos de sacerdócio, padre Volmir dedicou anos de trabalho à formação dos seminaristas das etapas da Filosofia e Teologia, além de ter atuado em diversas paróquias. Foi reitor do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e pároco da Paróquia São Brás, em Paraí. Dom José Gislon nomeou padre Volmir pároco da Paróquia e Santuário Santo Antônio de Bento Gonçalves em 2022.

No final da Missa, em nome de Dom José Gislon, o vigário geral e coordenador de Pastoral da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira, fez uso da palavra para agradecer a doação do padre Volmir ao longo desses 35 anos. “Quero agradecer o seu testemunho sacerdotal, seu exemplo de vida, seu zelo pela Palavra, pela Eucaristia e o cuidado com o povo de Deus. Que Deus lhe abençoe e lhe conserve na missão. Coragem, avanti sempre”.

Logo depois, os pais do padre Volmir, Benjamin e Adelina, entregaram um presente na comemoração deste jubileu. Os catequizandos entregaram cartas de carinho ao pároco receberam um abraço e a bênção.

Ao final, padre Volmir fez questão de agradecer a todos pelas orações e pela proximidade. “Que bom que estamos juntos, de várias partes. Vamos seguir firmes. Não sei por quanto tempo ainda Deus vai me permitir trabalhar, mas até a última gota de sangue. Certamente esses 35 anos não foram injustos. Muito obrigado por tudo e por todos”.

Depois da Missa, o Salão Paroquial ficou lotado para o almoço de confraternização, que reuniu os familiares, amigos do Santuário de Caravaggio e da cidade de Paraí, além de representantes das comunidades e dos festeiros de Santo Antônio das edições de 2022 a 2025. A Paróquia presenteou padre Volmir com uma estola personalizada, que traz na estampa a imagem de Santo Antônio que está no Santuário, em Bento.

Paróquia Santo Antônio - Bento Gonçalves

Outras Notícias